CUBA (socialismo) vs O RESTO DO MUNDO (capitalismo)

Publicado: novembro 30, 2011 em Crítikus, Inicio

 Você moraria em Cuba, caro leitor? Sim? Não? Não conhece? Para aqueles que por ventura não conheçam, Cuba é um país socialista, sendo composto por uma ilha principal e vários arquipélagos, de clima tropical e rico em belezas naturais, com grande destaque na Educação e Artes.

uma das muitas paisagens paradisíacas de Cuba

 Bem, como eu já disse, Cuba é um país socialista, ou seja, o governo foi criado pensando no povo e com o intuito de promover a igualdade social. Mas o que isso tem de diferente do resto do mundo? muita coisa, caro leitor, para começar a grande maioria dos países do mundo usam o sistema econômico chamado capitalista, incluindo o Brasil, no Capitalismo o comércio está acima de tudo e tudo gira em torno disso, ou seja, o povo em si é secundário o que importa mesmo é o capital produzido ao menor custo possível.

Para alguém ser rico é necessário que muitos sejam pobres em algum lugar

Além de Cuba ainda existem alguns países no mundo que são socialistas (China, Coreia do Norte, Vietnã e Laos), em todos há suas vantagens e desvantagens, mas vamos nos apegar a Cuba o único país latino socialista. Você já deve ter ouvido o nosso governo falar de suas metas para erradicação da fome, da Pobreza, do analfabetismo, reforma agrária, melhoria na saúde e entre tantas outras lorotas que eles usam para nos engabelar durante o período eleitoral, pois é, tirando a erradicação da pobreza, Cuba já conseguiu cumprir essas metas a muito tempo. Cuba é o melhor lugar das Américas para se estudar medicina, todos nesse país tem direito a educação de qualidade, saindo da escola bem capacitados, ninguém é analfabeto no país inteiro, não existem miseráveis ou sem teto, ninguém passa fome, não existem hospitais ou clínicas particulares porque não há necessidade, o sistema de saúde pública e excelente e todos tem acesso sem qualquer tipo de burocracia, sem filas intermináveis, sem preocupação com a compra dos remédios, porque são dados de graça nas farmácias públicas. Mas tudo isso tem um custo.

pesquisadores cubanos que desenvolveram a primeira vacina para câncer de pulmão.

 A qualidade de vida dos cubanos tem um preço alto a ser pago, a liberdade de expressão, sim, o governo cubano é autoritarísta e extremamente rígido com suas diretrizes, além disso o país tem um aspecto visual pobre e sérios problemas com o comercio internacional. Lembre-se o consumismo não é prioridade desse governo e sim o povo. A grande maioria dos Cubanos são pobres, sim pobres, como muitos de nós brasileiros, como a mim a pessoa que vos escreve. O salário dos cubanos é muito parecido entre todas profissões, ou seja,  isso quer dizer que um médico ou um engenheiro pode a vir receber um salário muito parecido com o de um gari. Na prática isso significa um coisa muito simples, você vai estudar para algo que realmente deve amar fazer e não pensando no quanto seu salário vai ser alto, até porque não há muito coisa a se fazer com “todo esse dinheiro em Cuba”, lá não há a enxurrada de coisas inúteis que estamos acostumados a comprar por aqui.

 Mas, os problemas econômicos de Cuba poderiam ser amenizados se não fosse o embargo que os EUA impõe, impedindo que vários países comercializem com cuba, ou seja, eles não podem importar produtos como: Iphone, notes e pcs alienware, carros novos (cuba é famosa pelos carros antigos), motos novas, dentre outros produtos.

 Então se você é pobre, o melhor lugar do mundo para se morar é cuba. mas se você é consumista e está disposto a defender sua liberdade de expressão a todo custo (mesmo que isso não lhe traga nada de bom) Cuba não é o melhor o lugar para se viver.

tradução: "Sim, nós podemos manter o embargo!

Um argumento muito usado entre os aptos ao capitalismo “selvagem”,  é que somos livres para comprar qualquer coisa, mas sinceramente, eu não vejo toda essa liberdade quando olho para o vazio de minha carteira ou conto as moedinhas para pagar o pão.

 Esse é assunto muito interessante e controverso, deixem suas opiniões e comentários.

Anúncios
comentários
  1. Jorge Leberg disse:

    Coisas inúteis assim como seu note da LG e o Mac que você tanto deseja, né?
    Pelo menos eu sou consumista assumido. E socialista só na teoria, é muito fácil ser, ainda mais quando vivemos nesse mar de “inutilidades” promovidas por esse capitalismo maldito. Eu também sou socialista na teoria. Quero ver é nego abrir mão disso e daquilo lá em Cuba com um sorrisão no rosto, inclusive da liberdade de expressão. Depois comento mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s